Em meio a analgésicos e truques caseiros, a corrida se mostra como um bom método para acabar com as dores abdominais. A cólica menstrual é aquela visitante ingrata que, todos os meses, insiste em dar as caras – e, às vezes, até atrapalhar seus treinos. Durante a menstruação, o organismo produz grandes quantidades de prostaglandina, substância…

Vulnerável a vírus e bactérias, o útero, assim como outras partes do corpo, também pode ser alvo de infecções. “A infecção é decorrente de doenças sexualmente transmissíveis, infecção pelo HPV, contato íntimo sem proteção ou com vários parceiros, além de higiene íntima incorreta e infecções vaginais frequentes”, explica Erica Mantelli, ginecologista e obstetra, de São…

Prevenção e acompanhamento médico são as melhores formas de tratar e diagnosticar O câncer de colo de útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no País. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cinco mil brasileiras diagnosticadas com a doença morrem por ano. Além disso, 15 mil novos casos…

Desconforto no pé da barriga é um dos motivos que mais leva mulheres ao ginecologista       A dor pélvica é uma queixa bastante comum entre as mulheres e pode ter relação com doenças ginecológicas ou não. “Esse desconforto é sentido no ‘pé da barriga’. A pelve da mulher é formada por endométrio, tubas…

Ginecologista esclarece dúvidas sobre o assunto e ressalta importância de se tornar uma doadora   O dia 25 de novembro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data é um lembrete e também um convite para aquelas pessoas que ainda não aderiram ao hábito. Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da…

Infecção urinária é mais comum do que você imagina. Você já sentiu aquela dorzinha chata acompanhada de ardência ao ir ao banheiro? Isso pode ser sinal da doença que atinge mais de 50% das mulheres. O problema consiste na presença de bactérias que entram pela uretra e chegam até a bexiga, causando infecção. Segundo a…

Com o nascimento do bebê, muitas mamães ficam preocupadas com o sexo e os métodos contraceptivos após o parto. Apesar de a amamentação ser um contraceptivo natural da mulher e impedir a ovulação, na prática essa teoria pode dar errado se você não se cuidar.  Apesar do conhecimento comum apontar que nos seis primeiros meses depois do parto,…

A maioria dos tumores da mama, quando estão no início, não apresenta sintomas, o que pode passar como despercebido. Mas ao fazer o autoexame de mama, se a mulher sentir o nódulo ao toque é sinal de que ele tem cerca de 1 cm. Por isso é importante fazer os exames preventivos na idade adequada,…

2017 © Copyright - Dra. Erica Mantelli | Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 124.315 | RQE 36685

   

Design by formulaideal