O processo de amamentação é um processo de amor, muita conexão e total entrega. Nem sempre é fácil para todas as mulheres, mas a experiência é muito especial e rica para a relação entre mamãe e bebê.

 

E hoje aqui no blog, vamos falar sobre as informações mais importantes que você deve saber sobre amamentar.

Os benefícios de amamentar são muitos, tanto para o bebê quanto para a mamãe. E é por eles que vamos iniciar nosso post.

Para o bebê, a amamentação melhora o desenvolvimento mental, fortalece o vínculo afeito, melhora a formação da boca e dentinhos e é de fácil digestão. Além disso, melhora a imunidade, tem menor risco de morte súbita, reduz a incidência de doenças alérgicas, infecções respiratórias, meningites, otites, vômitos, diabetes e obesidade. Por outro lado, para as mulheres, amamentar ajuda no controle da ansiedade, menor risco de psicose puerperal, promove queima de calorias, auxilia no retorno do útero ao tamanho natural, além de reduzir a incidência de osteoporose, câncer do ovário, de mama e de endométrio.

⇨ Não dói.

Quando o aleitamento está bem estabelecido, o processo de amamentar não dói – ou não deve doer. No entanto, no começo é normal sentir um desconforto e para algumas mulheres pode ser um processo bastante doloroso, mas com o tempo isso melhora e a dor desaparece. É importante se certificar que a pega está correta o quanto antes, pois se a pega estiver errada e isso se prolongar por muito tempo, a mamãe acaba sofrendo com fissuras, machucados e até mastite. E em todos esses casos, o ideal mesmo é estar em contato direto com o médico para maiores orientações.

⇨ Fissuras e machucados: como tratar sem parar de amamentar.

Muitas vezes, tratar as fissuras e machucados é bem mais simples do que imaginamos.

Vocês sabiam, por exemplo, que o próprio leite materno é um antibactericida e que tem capacidade de promover um bom processo de cicatrização? Exatamente! E para isso, basta você apertar a mama, deixar sair leite, espalhar pela região e deixar secar naturalmente.

Outra boa dica para ajudar a cicatrizar é tomar banho de sol (aquele sol da manhã que não prejudica!) ou banho de luz de 40W com uma distância de 30 cm da mama.

Além desses métodos também existem pomadas próprias para a região durante o aleitamento materno. Converse com o médico e veja se este é seu caso!

⇨ Flacidez

Antes de tudo, é importante dizer que a flacidez e a amamentação não tem uma ligação direta. A verdade é que a flacidez acontecerá pelo próprio processo de envelhecimento de todas nós. Mas é claro que outros fatores colaboram para ela acontecer: genética, quantidade de peso ganho na gestação, como a mama se transformou neste período…

Mas, o fato relevante é que amamentação é um processo importantíssimo para o bebê em termos de saúde e emocionalmente. Além de manter o bebê saudável, fortalece os laços entre mãe e filho.

⇨ Tenha bons sutiãs de amamentação

Eles são ótimos aliados, podem ser usados desde a gravidez e trazem um benefício especial para a mamãe: a sustentação adequada para evitar qualquer desconforto. Isso acontece porque a mama sofre modificações já na gestação, aumentando de tamanho e ficando mais sensíveis e doloridas. E os sutiãs de amamentação dão o suporte necessário.

⇨ Invista em uma poltrona de amamentação de qualidade

Deixe a economia para outros itens do quarto do bebê ou do enxoval, mas invista em uma poltrona de amamentação de qualidade, pois você passará muitas horas (muitas mesmo!) sentada nela com o seu bebê.

Na hora de escolher, prefira fazer isso presencialmente para testar o conforto do modelo para a sua altura e tamanho. As poltronas com puffs são excelentes para o conforto e descanso da mamãe. E sabe por que tudo isso? Porque para amamentar bem, a mamãe precisa se sentir relaxada, tranquila e segura.

Conseguir aproveitar esses lindos momentos é realmente uma bênção. Mas, se não for possível amamentar seu filho por qualquer problema, não se sinta culpada e nem se compare às mães que conseguem amamentar – jamais!

O amor de cada mãe é único e independe de amamentar.

http://www.lilibee.com.br/quarto-de-bebe/moveis-para-bebe/poltrona-de-amamentacao

2017 © Copyright - Dra. Erica Mantelli | Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 124.315 | RQE 36685

   

Design by formulaideal